Juara (MT), 18 de abril de 2019 - 06:56

? ºC Juara - MT

Variedades

14/01/2019 04:12 Midia News

Pianista cuiabano conquista estrangeiros com concerto em Paris

Carregado de dramacidade, mas sem perder a delicadeza, o pianista cuiabano Pedro Henrique Calhao tem ganhado o público internacional com o seu tango porteño, que "rasga" o coração de quem escuta.Carregado de dramacidade, mas sem perder a delicadeza, o pianista cuiabano Pedro Henrique Calhao tem ganhado o público internacional com o seu tango porteño, que "rasga" o coração de quem escuta.
 
Na primeira semana deste mês, ele se apresentou em uma casa de shows em Paris, na França. O público formado por franceses e brasileiros, pôde conhecer o trabalho do artista.
 
Aos 39 anos, Calhao conseguiu seduzir os ouvintes apelando para os sentimentos mais profundos da alma através de sua música. Agora, ele traça sua carreira internacional em território europeu.
 
Ainda na França, o pianista contou que está dando seus primeiros passos no exterior e quer desbravar novas terras.

“A fama internacional está começando agora. Eu toquei em uma casa de shows em Paris e dei uma entrevista na principal rádio da França”, disse.“A fama internacional está começando agora. Eu toquei em uma casa de shows em Paris e dei uma entrevista na principal rádio da França”, disse.
O pianista também chegou a se apresentar na Argentina quando era criança. Calhao conta que uma de suas experiências mais especiais foi justamente tocar em Buenos Aires, algo que viveu como a realização de um sonho.O pianista também chegou a se apresentar na Argentina quando era criança. Calhao conta que uma de suas experiências mais especiais foi justamente tocar em Buenos Aires, algo que viveu como a realização de um sonho.
 
Família de pianistas
 
Calhao cresceu em uma casa onde o piano e o tango eram muito presentes. Seu pai, seus avós e até os bisavós eram apaixonados pela música e isso influenciou o pianista.
 
“Eu cresci em uma casa que se ouvia e tocava-se tango, ainda que tocasse pela forma mais primitiva possível, lendo a partitura sem o estilo do tango porteño, que eu agreguei depois”, relembrou o músico.
 
Foi com seu pai, Ernani Calhao, que o pianista aprendeu suas primeiras notas e se apaixonou pelo gênero musical, aos 11 anos. Depois, ele buscou aulas particulares com a professora Maria Mendes. 
 
“O tango é uma questão de vidas passadas, uma questão da alma. O tango, como o jazz, é música idiomática. Eu tenho uma identidade para tocar tango”, afirmou o músico.
 
Aos 16 anos, o artista se mudou para São Paulo e parou de tocar piano por um tempo. Ele revelou que voltava a tocar, mas logo depois abandonava o instrumento.
 
Já quando fazia a faculdade de Direito, aos 21 anos, Calhao decidiu levar a carreira para o nível profissional. Foi quando ele percebeu que era isso que queria fazer da vida.
 
“Tive uma depressão muito forte e tomei a decisão de seguir a carreira de músico, porém a minha família me obrigou a terminar o Direito para eu ter um diploma para, em seguida, fazer aquilo que queria”, revelou.
 
Ainda assim, a trajetória não foi fácil. Somente agora, com quase 40 anos, que o pianista está conseguindo alavancar sua carreira.

“Esse início até o desenvolvimento da carreira teve muito tropeço, como toda a vida de artista”, afirmou Calhao.“Esse início até o desenvolvimento da carreira teve muito tropeço, como toda a vida de artista”, afirmou Calhao.
 
Próximos passos
 
O ano mal começou e o pianista já tem diversos concertos marcados na agenda.
 
Ele contou que irá se apresentar em Cuiabá no final de junho, com um espetáculo de tango. Em agosto, ele retorna com o concerto Tricentenário em homenagem aos 300 anos da Capital.
 
O projeto conta com o maestro Fabrício Carvalho, responsável pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
 
Além disso, Calhao também tem concertos agendados em São Paulo, Campinas e Campo Grande. 


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo