Juara (MT), 17 de julho de 2019 - 21:18

? ºC Juara - MT

Saúde

06/04/2019 07:41 R7

Infecção urinária oferece mais riscos em idosos, como Pelé

A infecção urinária, quando ocorre em idosos, pode se tornar mais perigosa, pois se desenvolve de maneira diferente da infecção em jovens, segundo o urologista Flavio Trigo, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (SBU-SP). Na terça-feira (2), o ex-jogador Pelé, 78, passou mal devido a uma infecção urinária e teve de ser internado em um hospital em Paris.

Não é a primeira vez que o ex-jogador tem o problema. O caso dele é específico, uma vez que ele tem apenas um rim.

Já, de maneira geral, a infecção urinária em jovens está mais relacionada às atividades sexuais e não urinar com frequência, restringindo a infecção à bexiga, enquanto nos mais velhos, a infecção ocorre por conta da dificuldade em esvaziar o órgão, segundo o urologista.

De acordo com Trigo, isso pode acontecer devido a doenças relacionadas ao envelhecimento, como o diabetes, que reduz a imunidade e a força de contração da bexiga ou, no caso dos homens a partir dos 50 anos, ao crescimento da próstata, o que dificulta no processo de urinar.

"O problema costuma acontecer em mulheres enquanto ainda são jovens e, nesses casos, a infecção fica restrita à bexiga. Já a infecção a partir dos 50 anos é mais frequente em homens, devido ao crescimento da próstata, que dificulta a saída da urina", diz o urologista.

Com essa dificuldade de esvaziar a bexiga, a bactéria pode subir para os rins ou entrar na próstata, complicando o quadro clínico, podendo levar até a sepse.

Segurar o xixi pode causar cistite ou infecção urinária? Cistite é uma inflamação, sendo que a mais comum ocorre por uma bactéria, classificada como cistite bacteriana, também chamada de infecção urinária. Portanto, segurar o xixi não vai causar esse problema. Porém, quem bebe pouco líquido e deixa para urinar quando a bexiga está extremamente cheia - períodos que podem chegar a até 6 horas - pode dar mais chance para a bactéria alcançar a bexiga e se instalar, originando a infecção. Desse modo, a infecção não está associada a segurar o xixi, mas sim a ingerir pouco líquido, pois quem bebe muito não consegue aguentar períodos tão longos sem ir ao banheiro.

 


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo