Índice Pluviométrico da Empear aponta que está chovendo menos este ano em Juara

Publicado em 13/01/2011 às 16:41:19
Fonte: Acesse Notícias.


Índice Pluviométrico da Empear aponta que está chovendo menos este ano em Juara
Maria Dias, a responsável por verificar diariamente o Índice pluviométrico na Empaer(Foto: Rádio Tucunaré)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) possui uma estação de observação do clima e previsão do tempo em Juara. Além do Inmet, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) também faz a medição.

A Srª Maria Dias é a responsável por verificar diariamente o Índice pluviométrico na Empaer, que nada mais é do que apurar o número de chuva que cai em nossa cidade.

Ela informou à Rádio Tucunaré que as chuvas que vem caindo em Juara nesse início de ano, em comparação com igual período do ano passado, são poucas.

Para se ter um exemplo, a chuva que caiu em Juara nessa tarde e noite de terça para quarta-feira, 05 de janeiro, foi de 36.3 milímetros.

Já a chuva que caiu em Juara no início do ano passado e que causou alagamentos em vários pontos da cidade foi de 190 milímetros. Essa foi a maior enchente apurada por ela nos últimos anos.

Além do dia 15 de fevereiro, quando choveu 190.4 milímetros, no dia 24 de outubro, choveu 107.4 milímetros, já no início do atual período chuvoso.

Passou de 50 milímetros já é considerada uma chuva forte. Ela faz a leitura na Empaer há quatro anos e avalia como importante esse método de verificar o índice pluviométrico.

É proibida a reprodução de fotos e conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa e por escrito da Rádio Tucunaré
Quem leu esta matéria tambem se interessou por: