Juara (MT), 14 de novembro de 2018 - 16:39

? ºC Juara - MT

Mundo

10/11/2018 05:00 G1 - Mundo

Escócia anuncia programa inédito de combate à homofobia em todas as escolas

Programa anunciado pelo governo escocês na quinta-feira (8) inclui 33 medidas como inserir no currículo escolar assuntos sobre a inclusão de pessoas LGBTI, capacitar professores e melhorar o sistema de combate ao bullying.

O governo da Escócia anunciou, na quinta-feira (8), que vai iniciar a implantação de um pacote de 33 medidas para garantir que todas as escolas públicas do país tenham educação inclusiva para pessoas LGBTI. Em um comunicado, o governo afirmou que aceitou as recomendações de um grupo de trabalho criado para estudar como melhorar a inclusão no sistema educacional.

"O trabalho para implementar as recomendações vai começar imediatamente", diz a nota. A previsão é que o grupo criado para implementar as medidas termine o trabalho até maio de 2021.

As principais medidas que serão colocadas em vigor são:

  • Aumentar a inclusão LGBTI
  • Melhorar a prática e a orientação para professores
  • Oferecer capacitação profissional para os professores atuais e futuros
  • Monitorar e fazer inspeções escolares para verificar a inclusão LGBTI
  • Registrar casos de bullying LGBTI nas escolas

Inclusão LGBTI prevista no currículo

Em um anúncio feito ao parlamento, John Swinney, o vice-primeiro-ministro da Escócia, afirmou que, com a implantação do programa, a Escócia se tornará o primeiro país do mundo com um currículo escolar obrigatório que contemple aulas sobre a igualdade e a inclusão de pessoas LGBTI em todas as escolas.

 
Nosso sistema educacional deve apoiar todas as pessoas a alcançarem seu potencial máximo. Por isso é vital que o currículo escolar seja tão diverso quanto as pessoas jovens que aprendem em nossas escolas.
— John Swinney, vice-primeiro-ministro da Escócia

As aulas serão agrupadas em diversos temas e oferecidas para alunos de diferentes idades e em várias disciplinas.

Entre os assuntos estão o ensino das terminologias usadas para indicar as identidades LGBTI, da história dos movimentos de ativismo LGBTI e do combate à homofobia, bifobia e transfobia, que são, respectivamente, o ódio, preconceito e discriminação contra homossexuais, bissexuais e transexuais.

Na nota, Jordan Daly, co-fundador da Campanha TIE (Time for Inclusive Education, ou "hora da educação inclusiva", afirmou que a campanha para conseguir a mudança na Escócia levou três anos e que "essa é uma vitória monumental" e um "momento histórico" para o país.

"A implementação da educação inclusiva para LGBTI em todas as escolas públicas é a primeira no mundo e, em um tempo de incerteza global, isso envia uma mensagem forte e clara às pessoas jovens LGBTI de que elas são valorizadas aqui na Escócia."

 

Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo