Juara (MT), 23 de setembro de 2019 - 09:25

? ºC Juara - MT

Juara

05/09/2019 15:20 assessoria

Biblioteca Pública Municipal foi objeto de estudo apresentado no XIV SEVA

A biblioteca pública Municipal Rubert Arantes Abdala, criada em de 16 de junho de 1987, foi objeto de pesquisa realizada pelas pedagogas Taynara Rodrigues Cardena e Elizângela Alves Ferreira e pelo professor de língua portuguesa Aparecido da Silva, ambos servidores da Câmara Municipal de Juara. O estudo foi orientado pela doutoranda em Linguística, professora Patrícia Aparecida, residente em Cáceres e contou com o incentivo do presidente do Poder Legislativo, vereador Leo Boy.

A pesquisa culminou em um artigo científico intitulado “O advento digital e a biblioteca pública municipal Rubert Arantes Abdala” que procura descrever por quais mudanças a biblioteca passou em busca de atualização para atender a demanda criada pela chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação na área da educação.

O ex-radialista e um dos autores da pesquisa Cido Silva explicou a nossa reportagem os propósitos do estudo. “a Biblioteca Rubert Arantes Abdala, existe desde 1987 e sempre foi um lugar onde os estudantes encontravam as respostas para suas pesquisas escolares ou acadêmicas, estudavam para concursos, provas, ou mesmo realizavam suas leituras através do empréstimo de livros, mas do ponto de vista tecnológico, a biblioteca ficou alheia a todas as inovações e atualmente seu acervo não atende mais as necessidades da comunidade escolar, nosso objetivo com esse estudo é propor soluções para este problemas e apresentar às autoridades as necessidades  deste patrimônio cultural Juarense”. Explicou o professor.

Além de consultar muitos livros e pesquisas sobre o tema para embasar a pesquisa, pelo menos duas matérias dos sites Acesse Notícias e Rádio Tucunaré foram utilizadas para apresentar as inovações que ocorreram na biblioteca Rubert Arantes Abdala.

Aproveitando o Seminário de Educação do Vale do Arinos (SEVA), os professores publicaram um recorte da pesquisa em forma de artigo cientifico. “O SEVA é uma oportunidade ímpar que a UNEMAT de Juara criou para que assuntos relacionados à educação fossem discutidos. Aproveitamos para inscrever nossa pesquisa e apresenta-la, na oportunidade já recebemos algumas orientações de professores doutores, que nos apontaram alguns pontos do estudo que podem ser melhorados e alcançarão melhores resultados. Precisamos agradecer o vereador Leo Boy, que nos incentivou a realizar essa pesquisa, pois explicamos pra ele que a pesquisa é a melhor forma de efetuar mudanças que atendam as reais necessidades da biblioteca, e também temos que agradecer a nossa orientadora, doutoranda Patrícia Aparecida, que lá de Cáceres gentilmente nos orientou de forma voluntária na realização deste estudo.”. Explicou Aparecido.

O artigo apresentado no XIV SEVA, após a conclusão do evento estará disponível para leituras no link: https://eva.faespe.org.br/eventos/14seva/?page=anais


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo