Juara (MT), 16 de agosto de 2018 - 13:41

? ºC Juara - MT

Juara

10/08/2018 14:52 Rádio Tucunaré/Acesse Notícias

Secretaria de Agricultura de Juara lança Programa para fomentar pequenas agroindústrias

Preocupado com a geração de emprego e aumento de receita no município, a gestão do Prefeito Carlos Sirena iniciou com a visão voltada a sanar ume desequilíbrio, que hoje impede o município ter uma receita, onde seja possível sustentar as despesas em também investir.

Através da secretaria de Agricultura, o Secretário de Agricultura Mauro Dirami anunciou na rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, o projeto visa regulamentar produtores rurais ou pessoas da cidade, que queiram investir na agroindústria com produtos de origem animal, amparados por lei municipal, para que possam comercializar seus produtos, dentro da legalidade.

A Prefeitura de Juara possui uma parceria com o SEBRAE, que contratou um consultor, médico veterinário, Rodrigo Olegário, autor de projeto implantado em várias cidades do país e que foi premiado e reconhecido pela Anvisa.

Em entrevista Mauro explicou que o produto produzido no município tem um custo menor para o consumidor em relação ao produto que vem de fora, então esse projeto vai auxiliar tanto o produtor quanto o consumidor, pois “quando se fala em pequena produção estamos falando daquilo que a nossa família consome, não vão colocar produto de má qualidade no mercado local”, pontuou o secretário.

Mauro acredita que a implantação do selo de qualidade através de ações conjuntas que estão sendo feitas, vão ajudar os produtores pequenos que gostam de trabalhar com pães, biscoitos, doces que poderão ser comercializados.

 Os produtos de origem animal seguem com legislação própria para poderem ser comercializados, que esse técnico Rodrigo Olegário, apresentar a um projeto de lei, sendo aprovado, dará a legalidade necessária e a segurança para o pequeno produtor poder comercializar o seu produto sem problemas com a fiscalização.

Dirami lembrou, que todos começam os seus negócios de forma pequena, mas se estiverem amparados para atuarem e até receberem estímulo, poderão gerar Mais Emprego e renda para sua família e consequentemente para o município.

Para aderir ao programa o produtor arcar apenas com o custo do selo, mas as demais despesas como técnicas não terão custos, porque os técnicos da secretaria da Agricultura é quem farão as orientações de forma gratuita.

O médico veterinário da secretaria de agricultura Vitor da Cruz declarou que no município existem microempresas trabalhando com produtos artesanais derivados de animal, onde algumas são informais e outras, como fábrica de embutidos, produção de Pescados e queijos estão dentro da legalidade e com inspeção municipal, com essa programa para os produtos artesanais, permitirá uma situação legal para comercializar em seus produtos.

O veterinário explica que a intenção é dar segurança a quem produz e para quem consome os produtos, pois não basta uma certificação, pois o produto pode sofrer avaliações, mostras que serão coletadas para haver ou não a liberação para o consumo.

Após a aprovação da Câmara dos Vereadores, que pode acontecer até o final do ano, a certificação dos produtores serão iniciados para que os produtos artesanais possam ser vendidos no comércio.

Para exemplificar Victor citou, que um produtor de leite que queira fabricar doces poderá fazê-lo ou um criador de porcos que queira processar a carne e vender embutidos defumados , após abater o animal no frigorífico certificado, fará os produtos com a orientação dos técnicos da secretaria que cederão a licença para a comercialização.

Após reuniões com os vereadores, o próximo passo é a Câmara aprovar a lei o Prefeito sancioná-la. Se isso acontecer, a Secretária começara a cadastrar os interessados para receber o acompanhamento técnico e habilitar os pretendentes.

A Rádio Tucunaré fará a divulgação das reuniões e datas para cadastramentos.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo