Juara (MT), 24 de junho de 2019 - 17:50

? ºC Juara - MT

Juara

15/03/2019 06:02 Rádio Tucunaré/Acesse Notícias

Venda de Artesanatos tem sido a renda extra de muitas famílias em Juara. Conheça os trabalhos.

Uma maneira de obter renda extra e melhorar o orçamento doméstico são os artesanatos, que muitas pessoas fazem. Essa atividade tem sido uma verdadeira "tábua de salvação" para muitas famílias em Juara, porém as dificuldades para exercer essa atividade são pontuais.

- veja fotos dos trabalhos no rodapé dessa matéria 

A presidente associação dos artesãos de Juara Rosenilde, entrevista rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, disse que também é artesã, e confecciona toalhas bordadas, pano de parto decorações, etc.

Rosenilde relata que a classe artesã de Juara encontra várias dificuldades em relação ao apoio da prefeitura, pois antes eles tinham um funcionário para atender a loja e que hoje não tem mais. Ocorre que nem todos os artesãos tem condições de pagar a mensalidade para associação por falta de condições e eles ficam sem podem expor e vender como deveria. 

A Casa do Artesão funciona na Praça dos Colonizadores e fica aberto das 09 às 21 horas, próximo ao museu. 

Artesã Maria Amaral trabalha com personalização de chinelos de borracha e aceita encomendas pelo fone é 9994-6287. Maria tem uma pequena fábrica de chinelos de borracha na sua casa e participa de algumas exposições.

Ela consegue colocar  frases e enfeites nos chinelos para dar de presente. Outra atividade da Maria Amaral são as canecas personalizadas, que as pessoas podem presentear de maneira criativa. 

Artesã Sirlene, disse em entrevista a Rádio Tucunaré, que tem muito amor e carinho por seu trabalho. Sirlene é crocheteira e considera uma terapia, que faz desde sua adolescência. Além do amor que tem no trabalho que executa, e que é um complemento para sua renda mensal, é um descanso para sua mente.

Na avaliação da artesã Sirlene falta à valorização do trabalho do Artesão. 

Os trabalhos dela não ficam expostos na casa do artesão por falta de tempo, pois tem outros afazeres no dia-a-dia, mas aceita encomendas na sua casa, que fica na Rua Belo Horizonte 527 N, no centro de Juara. 

A Ana Etelvina gosta mesmo é de fazer bonecas e esse é um brinquedo muito procurado para crianças novas. Além das bonecas Ana costura roupas, consertos e outras costuras em geral, Para encomendas é só procurar no Bairro Santa Terezinha rua B nº 21. 

A artesã Maria Cristina trabalha com artesanato há mais de 15 anos, confeccionando com vários tipos de artes, mas o que mais gosta são as caixas para presente encapadas com tecido ou papel. Os porta-joias,  porta relógios, guardanapos pintados com pet aplique e outros. 

Maria Cristina se sente feliz fazendo artesanato e considera uma herança de família. Ela é apaixonada por seu trabalho e considera que todos os artesãos gostam da profissão por causa da realização de deixar um ambiente mais bonito e as pessoas mais felizes quando ganham algo artesanal. 

Deuzuita é uma artesã experiente e para ela, a dificuldade que os artesãos encontram é a falta de apoio e isso causa desmotivação, pois conhece  pessoas que  deixaram a atividade e o local onde estão não considera ideal, por não ter visibilidade, avaliou artesã Deus Rita. Ela confecciona peças de decoração com cabaça e outras. Deuzuita mora na rua Araçuaí 229W centro.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo