Juara (MT), 25 de junho de 2019 - 22:04

? ºC Juara - MT

Regionais

20/11/2018 10:12 OLHAR DIRETO

Observatório sismológico registra tremores de terra em Porto dos Gaúchos e outros municípios de Mato Grosso

O Observatório Sismológicos (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília (UNB) registrou dois tremores de terra no município de Porto dos Gaúchos (a 650 km de Cuiabá) entre os dias 13 e 15 de novembro. Os dois tremores, no entanto, são de magnitude muito pequena.

No último dia 13 de novembro, por volta das 01:52, o Obsis registrou um tremor de magnitude 2.3 em Porto dos Gaúchos. Já no dia 15 foi registrado um tremor de terra de magnitude 2.6, por volta das 22h11. Tremores de terra com magnitude entre 2.0 e 2.9 são classificados como “muito pequenos” e geralmente não são sentidos, apenas detectado ou registrado por sismógrafos.
 
Ainda segundo o Obsis, o último tremor registrado, antes destes de Porto dos Gaúchos, foi em Primavera do Leste, no mês de outubro, com magnitude de 3.2, o que já é classificado como “pequeno” e frequentemente é sentido, mas raramente causa danos.
 
Mato Grosso tem diversos registros de tremores, mas eles são sempre de níveis baixos e dificilmente sentidos pela população. O Obsis registrou oito tremores de terra em Mato Grosso no mês de março deste ano. Os tremores, no entanto, foram todos de pequena magnitude.
 
A Serra do Trombador, que fica em Mato Grosso, foi o local em que houve o maior tremor de terra do país, em janeiro de 1955, quando foi detectado um terremoto de 6,6 graus na escala Richter. O abalo ocorreu em região muito pouco habitada, o que não ocasionou mortes e nem danos materiais.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo