Juara (MT), 19 de outubro de 2019 - 03:09

? ºC Juara - MT

Café com o produtor

07/04/2014 00:00

Programa ?Café com o Produtor? estreia superando as expectativas.

Estreou no ultimo domingo na rádio Tucunaré de Juara o programa “Café com o Produtor”, que visa levar a informação, discutir os problemas enfrentados pela classe e abordar temas que nortearão a produção no município de Juara. No programa inicial alguns assuntos já foram abordados pelos produtores presentes e algumas ideias já foram expostas.

O objetivo principal do folhetim semanal é reunir os produtores, e fomentar a discussão de experiências, aprendizados e os pontos de vista de cada um concernente ao progresso da região que é rica em sua produção.

Sob a apresentação do radialista “Gauchinho do Bem Juara” e direção do medico Francisco Domingues, que acompanhou as discussões direto do local da produção do programa e tomou café com os produtores, o programa foi ao ar no período das 08h as 9h do domingo.

Dirceu Oliveira dos Santos, atualmente pecuarista e ex-presidente da associação para pavimentação da rodovia da Baiana, mas que já foi proprietário de uma das primeiras lojas de materiais de construção do município, foi um dos convidados do programa e assim o definiu: “Este não é um programa do grande, do médio ou do pequeno produtor, mas é um programa do produtor. Um programa como este eu creio que ele vá trazer um resultado positivo para todas as faixas etárias, mostrando que tudo vem do campo. O programa é oportuno, as vezes quando a gente conversa com pessoas pessimistas elas dizem esta região está acabando, mas só está acabando para aqueles que não abriam leques para ver o quanto esta região tem desenvolvido”.

O prefeito Edson Piovesan prestigiou a estreia do programa, mas na ocasião estava como o produtor que é, para discutir com os demais produtores as ideias e os planos que tem para continuar produzindo com sucesso, como tem feito há três décadas. “Juara vem hoje numa passagem de ciclo, saímos do ciclo da madeira, ficamos no ciclo da pecuária e agora estamos indo para o ciclo do grão, que entre estes dois últimos há certa compatibilidade, em Juara dá para trabalhar os dois ramos e nós temos que abraça-los” Explicou o prefeito.

O produtor Esly Sebastião Moreira de Souza, atualmente tem arrendado suas propriedades para ser trabalhada a integração lavoura pecuária, já vislumbra um crescimento real para a região com esta nova oportunidade conjugada de produção que começa a se destacar nos municípios do Vale do Arinos. “A gente que já está aqui há trinta e cinco anos investindo na pecuária, pra nós é um incentivo muito grande, principalmente pra nós que estamos na região que estamos assentados, que é uma região de terra plana, agricultável, a gente fica muito feliz, porque aquela terra nossa que tinha pouco valor hoje é uma área muito disputada.’Finalizou o produtor.

Valter Rozolin, um dos pioneiros na cultura do arroz como opção para tratar a terra que se torna degradada a cada ano usado como pastagens, já conta com várias experiências na prática, daquilo que se via apenas na teoria, trabalhando ano após ano utilizando a integração lavoura pecuária. O produtor esteve no programa e aproveitou para passar aos companheiros um pouco da experiência acumulada com a prática nas suas propriedades, para ele o grande problema para produzir na região é a falta de logística, principalmente as estradas que não dão condições de trafegabilidade em determinadas épocas do ano.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo