Juara (MT), 19 de outubro de 2019 - 02:59

? ºC Juara - MT

Café com o produtor

12/05/2014 00:00

Veterinária do INDEA de Juara despreocupa produtores em relação ao caso de vaca louca

No programa “Café com o Produtor” da Rádio Tucunaré do último domingo (11), a nova médica veterinária, que compõe a equipe do Indea de Juara, dissertou sobre a recente notícia de vaca louca no estado de MT.

A médica Veterinária do Indea de Juara Karina de Barros declarou que está recém chegada na cidade e se surpreendeu com o que encontrou, pois tem o mínimo necessário para ter boa qualidade de vida. Ela é natural de Rio Verde estado de Goiás.

Em sua entrevista a Rádio Tucunaré, Karina explicou que esse caso de vaca louca que foi detectado na cidade de Porto Esperidião e despertou a atenção da comunidade Europeia, não há motivo para se preocupar.

Segundo ela trata-se de um caso raro devido a idade do animal, além disso toda as medidas sanitárias foram tomadas e assim, eliminados todos os riscos de contaminação e propagação da doença.

Foi um caso atípico de um animal que foi para abate por problemas de idade avançada e problemas reprodutivos, tendo chegado cansado e deitado tendo sido percebido pela equipe de veterinários do matadouro e assim, foi encaminhado ao abate sanitário. O material foi colhido e o laboratório brasileiro confirmou ser positivo para “vaca louca”.

O exame foi encaminhado para nova análise na comunidade europeia e novamente confirmado. O caso é que o esse animal é de pasto e consome exclusivamente sal mineral, portanto não foi a forma comum de contaminação, que se dá quando o animal consome carne de outro animal contaminado.

A proteína identificada no sistema nervosa desse animal ocorreu devido à idade avançada, explicou a médica veterinária.

Karina destacou que a ação foi bem rápida e nem a fazenda ficou interditada.

Com relação aos preços, que esta em alta, a vaca louca não é impedimento nem motivo para suspender essa alta.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo