Juara (MT), 26 de março de 2019 - 00:24

? ºC Juara - MT

Café com o produtor

09/06/2014 00:00

Fruticultura está sendo implantada de maneira organizada em Juara

O secretário de Agricultura de Juara Kidnei Franklin durante o programa “Café com o Produtor” nesse último domingo (08), falou sobre a fruticultura em Juara e informou que Juara está desenvolvendo de forma organizada a produção de frutas.

Segundo o secretário informou, 6 produtores estão recebendo assistência para cultivo de maracujá que tem acompanhamento desde o início do processo, ou seja, o estudo do perfil do produtor, o solo entre outros aspectos.

Os primeiros cultivos tiveram início no mês de dezembro de 2013 e nesse momento existem produtores vendendo as primeiras colheitas com vendas em média de 100 a 150 quilos de maracujá por semana nos mercados locais.

Sidnei quer realizar a produção em módulos, onde as propriedades são organizadas no plantio para abastecer o mercado local, através de rodízio de produção. “Esse não é um processo rápido, é um processo um pouco demorado , mas precisa ser bem feito para que o produtor tenha uma base”, disse.

Outras duas culturas devem ser implantadas após estudo de índices de compra em mercados em Juara, para o início do período chuvoso: banana e o mamão.

Além dos mercados existe ainda a merenda escolar e a polpa da fruta também tem comercialização garantida, informou Kidnei Franklin.

Todo esse trabalho está sendo acompanhando por técnicos na área e em relação à comercialização de polpa, o secretário informou que foi montado uma despolpadora na escola agrícola de Juara, com apoio do professor Luís Eduardo, disse o secretario.

O problema encontrado está na produção atual, que ainda não atingiu o volume para o processo de despolpa e então, enquanto o produtor estiver vendendo o produto in natura, faltará para fazer a polpa, mas quando houver sobra, esse processo será plenamente utilizado, encerrou o secretário.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo