Juara (MT), 26 de março de 2019 - 00:52

? ºC Juara - MT

Café com o produtor

16/02/2015 00:00

Proprietário do Laticínio Leite Juara fala da pasteurização e parceria com produtores

Durante o Programa Café com Produtor realizado na manhã de domingo na Rádio Tucunaré, apresentado por Jonas de Jesus Piloceli (Gauchinho), o entrevistado foi João Violada Neto, filho de uma família pioneira que reside em Juara há 38 anos. Ele é proprietário do Laticínio Leite Juara e falou sobre a parceria com os produtores que comercializam leite in natura no município.

Esta é uma solução para adequar as normas da Lei 1.283 de 18/10/1950 que proíbe a atividade de porta em porta.

Neto disse que antes da parceria com os produtores, o laticínio pasteurizava cerca de 3.000 litros de leite por dia, com a parceria passando para 3.800/dia, o que contabiliza cerca de 100.000 litros mês.

O processo é feito da seguinte forma, o leite é recolhido das propriedades através de um caminhão térmico, feito analises com produto alisarol e uma vez não constatando nenhum um tipo de problema, posterior é passado pelo laboratório para confirmar se não há complicações. Em seguida é colocado na bomba com placa de inox onde passa pelo processo quente e frio, com um choque térmico ficando entre 08 a 10 graus centigrados, no qual mata todas as bactérias existentes.

Neto explicou ainda que os produtores que fazem parceria com o laticínio possuem caixas térmicas, evitando contaminação. Quanto ao leite fervido somente em casa, ele não mata totalmente as bactérias, sendo necessário todo esse processo pelo lacínio.

A princípio houve rejeição por parte dos produtores e entregadores de leite in natura, mas após várias reuniões com poder publico, prefeito, vereadores e Ministério Público, hoje a parceria está dando certo de forma geral e todos estão vendendo seu produto de forma lega, explicou Neto Violada.

Com 10 anos em Juara, o Laticínio Leite Juara fornece o produto já pasteurizado também para os municípios de Novo Horizonte do Norte e Porto dos Gaúchos para merenda escolar, já o Ministério da Educação exige somente esse tipo de leite na merenda.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo