Juara (MT), 21 de maio de 2019 - 03:07

? ºC Juara - MT

Café com o produtor

02/03/2015 00:00

Presidente da COOPEARINOS fala sobre andamentos das ações e expectativas para 2015

Plano é o que não falta, essas foram as palavras dita por Tânia Schinaider, presidente da COOPEARINOS – Cooperativa Agropecuária Mista e Aquícola do Vale do Arinos em entrevista ao Programa Café com Produtor exibido na manhã de domingo (01) de março pela Rádio Tucunaré.

Ela disse que a diretoria vem trabalhando e buscando novos conhecimentos e melhorias, bem maior produção e que em 2015 seja concretizado a obra do entreposto “sala de evisceração” de peixe para processamento do pesca na região, fortalecendo a cooperativas em todos os aspectos, inclusive dobrar o número de sócios.

A expectativa da COOPERARINOS é de que no máximo 20 dias sejam concluindo a construção da evisceração e consiga a licença ambiental para que na semana santa já seja comercializado o peixe limpo em Juara.

A cooperativa tem ainda como objetivo dar oportunidade para que os piscicultores possam, além de vender seus produtos em Juara e região, também exportar para outras regiões, porque atualmente com um hectare de lâmina d`agua, consegue-se fazer uma boa produção, e esse fator incentiva os criadores de peixes.

Ainda de acordo com a presidente da cooperativa, existem algumas normas a serem seguidas, como por exemplo, a renovação Conselho Fiscal feita anualmente e a trimestral do Conselho de Administração e tudo já está sendo providenciado pela diretoria para não prejudicar o andamento da entidade.

Forma de trabalho:

A COOPEARINOS não cobra mensalidade dos associados e sim um valor mensal baseado no levantamento de gastos feito pela cooperativa, onde partes dos gastos deverão ser pagos através de eventos realizados pela entidade. Para ser um associado da cooperativa é necessário que o interessado (a) tenha conhecimento sobre o estatuto e se possível que faça curso de especificação, ter uma linha de pensamento em grupo para todos trabalharem pelo mesmo ideal.

Tânia disse que a entidade conseguiu algumas doações de pequeno patrimônio e um terreno no município de Porto dos Gaúchos onde será a sede própria da COOPEARINOS.

Com não há recursos próprios, a cooperativa trabalha com convênios através de parceria, as ações estão sendo realizadas, conforme disse a presidente.

Ao finalizar, Tania disse que antigamente existe o tabu de que o peixe de tanque não prestava, mas isso já ficou para trás, e hoje a procura por peixes é muito maior e sem restrição por parte do cliente.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo