Juara (MT), 19 de outubro de 2019 - 03:43

? ºC Juara - MT

Café com o produtor

16/03/2015 00:00

Programa Café com o Produtor acompanha in loco a produção agrícola do Vale do Arinos

O programa Café com o Produtor da Radio Tucunaré do dia15 de março foi gravado na fazenda Olho D’água de Orilvaldo Bezerra & Filhos, a 100Km de Juara margeando a Rodovia da Baiana, o apresentador Jones Pilocelli (Gauchinho) foi convidado pelo filho de Orivaldo Bezerra o Empresário Fernando Bezerra para ir ate a fazenda ver de perto a produção da soja que já faz parte da realidade econômica do Vale do Arinos.

Em entrevista a Radio Tucunaré Fernando Bezerra que relatou que foi plantado 560 hectares de soja e estão contentes com a produtividade na fazenda, pois este é o primeiro ano do cultivo da soja em suas terras.

A expectativa é de que a colheita seja acima 40 sacos por hectares pois abaixo disso não da pra cobrir as despesas entre a preparação do solo, serviços de destocas e catação de raízes além da correção com calcário e adubação e somando ainda os custos com maquinários e caminhões.

Fernando Bezerra deixa claro que a catação de raíz e os serviços de destocas são investimentos na fazenda, pois a mecanização do solo vem aumentar o valor das terras sendo serviço feito uma vez só, e será um benefício que ficará pra sempre na propriedade os demais gastos cotidianos são em adubos, calcário, venenos, maquinários e funcionários .

Já o senhor Orivaldo Bezerra informou que alem de colher informações com vizinhos produtores mais experientes no ramo, ainda foi buscar conhecimentos em outros países para depois começar a cultivar a soja em sua propriedade, percebendo nos governos de países como o EUA que o produtor é bem mais valorizado do que aqui no Brasil.

Ele relata que o governo americano procura saber deque o produtor precisa no momento para produzir. Orivaldo informou ainda que a soja colhida na Fazenda Olho D’água esta produzindo em média, 57 sacos por hectare, garantindo o investindo realizado na produção agrícola.

Mas não é só alegria, com a alta do combustível veio também a preocupação de Orivaldo o consumo de óleo diesel é bastante grande as máquinas não param é necessário aproveitar o tempo de sol para fazer a colheita aproveitando bem os dias de estiagem trabalhando muitas vezes ate as 20:00hs para recuperar o tempo perdido com a chuva.

Muito animado com a colheita do soja seu Orivaldo Bezerra diz que também cultiva arroz em sua propriedade e que ainda plantará o milho safrinha juntamente com o capim pois assim após usufruir da colheita do milho ele engordara bois para abate na mesma área de terra e com isso poderá obter mais lucros aproveitando todas as produções que a fazenda Olho D’água possa oferecer durante o ano.

Orivaldo Bezerra ainda informou que a cotação do Saco de Soja no Vale do Arinos esta oscilando entre R$48,00 e R$50,00 e finalizou dizendo: “ tenho certeza que em breve nossa região estará produzindo o mesmo ou mais que Lucas do Rio Verde ou ate mesmo mais que Sorriso, Municípios campeões em produção de grãos em nosso estado”.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo