Juara (MT), 19 de outubro de 2019 - 03:00

? ºC Juara - MT

Café com o produtor

23/03/2015 00:00

Pioneiro e médico Vanderlei anuncia mudança de Juara após 32 anos de serviços prestados

O pioneiro médico Vanderlei Ribeiro, gaúcho tradicionalista se despede de Juara depois de prestar serviços relevantes a toda região durante 32 anos.

O programa “Café com o Produtor” da Rádio Tucunaré teve uma motivação especial nesse último domingo: destacar as tradições gaúchas, dos colonizadores da região e ao mesmo tempo registrar a mudança da cidade de um médico pioneiro, Dr Vanderlei Ribeiro, que foi também, um grande defensor das tradições gaúchas na região.

Amigos gaúchos vestidos a caráter, uma mesa farta de quitutes e saudosismos encenaram o programa que despediu do medico e ressaltou os valores dos pioneiros que colonizaram a região e no caso do dr Vanderlei Ribeiro, seus serviços médicos.

O médico, que usa camisa azul claro, por respeito às tradições gaúchas, veio para Novo Horizonte do Norte em 1983 e em 1984 casou-se e teve dois filhos.

Dr Vanderlei foi casado com a primeira dentista com formação superior de Juara, dra Maria Ferronato (in memorian) com quem teve dois filhos. Os filhos estudaram e não retornaram para morar em Juara.

Amante das tradições gaúchas, durante o programa “Café com o Produtor” apresentado por Gauchinho, o médico se lembrou da criação do CTG que alavancou os costumes culturais dos gaúchos que colonizaram a região do Vale do Arinos.

Agora, após a atual gestão da prefeitura de Juara deixar de lado os médicos moradores de Juara para contratar a maioria de médicos de Sorriso através de uma OSCIP, dr Vanderlei e outros médicos da cidade ficaram sem atuar no sistema público. Assim como ele, outros profissionais devem deixar Juara e gastar seus recursos em outras cidades.

Nesse momento o médico decidiu mudar-se para a capital Cuiabá e diz que pretende residir em Chapa dos Guimarães, mas como a atual esposa é servidora do estado, precisa conseguir a sua transferência.

Sua ideia é não mais exercer a profissão de médico e como não deixa inimigos em Juara pretende visitar sempre a cidade.

Em 1989 o CTG- centro de tradições gaúchas foi mantido por ele e seus colegas e foi desativado, mas ele disse a reportagem a Rádio Tucunaré que tem esperanças que com a chegada da agricultura o centro seja reativado.

Dr Vanderlei declarou que não se arrepende de ter vindo a região como pioneiro e que hoje está em melhores condições e se tivesse que refazer essa aventura faria tudo novamente.

Com as economias que acumulou durante a vida, hoje pode usufruir delas, pois se lembra de que chegou à região com um carro Corcel, uma mala e a Cuia de Chimarrão, contou sorrindo.

** Veja mais fotos no radapé dessa matéria


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo