Juara (MT), 25 de abril de 2018 - 16:59

? ºC Juara - MT

Brasil

13/01/2018 00:53 Acesse Notícias com Ministerio do Trabalho

Min. do Trabalho lançou cursos gratuitos, carteira de trabalho digital e seguro desemprego via internet. Conheça

No final do ano de 2017, o Ministério do Trabalho lançou algumas novidades que melhoram o acesso a informações para os trabalhadores. Confira:

Seguro desemprego via web

Até novembro de 2017 o trabalhador precisava agendar o comparecimento a um posto de atendimento do SINE, preencher um formulário e entregar a documentação. Apenas depois de comparecer ao SINE, começa a contar o prazo de 30 dias para recebimento do benefício.

Com a mudança desde 21 de novembro passado, assim que receber a documentação para encaminhar o Seguro-Desemprego, o trabalhador poderá fazer o pedido imediatamente pela internet, por onde ele já irá preencher o formulário que hoje é respondido no SINE. O prazo de 30 dias para receber o benefício começará a contar a partir deste momento.

No site é preciso preencher um cadastro e informar seus dados documentais.

O trabalhador ainda precisará comparecer a uma agência do Sine pessoalmente (procedimento necessário para evitar fraudes). Acesse: http://www.trabalho.gov.br/seguro-desemprego

Aplicativo para smartphone

O aplicativo Sine Fácil ganhou novas funcionalidades, ficou mais amigável e agora está disponível também para os telefones com sistema operacional iOS.

Pelo aplicativo, desenvolvido a partir de uma parceria entre o Ministério do Trabalho e a DATAPREV, o trabalhador poderá encontrar de forma rápida e prática vagas de emprego disponibilizadas na rede SINE de todo o Brasil, de qualquer smartphone ou tablet conectado à internet.

Cursos gratuitos

A Escola do Trabalhador é um projeto que leva qualificação profissional aos trabalhadores por meio de cursos feitos pela internet. Ela nasceu da constatação de que muitos trabalhadores desempregados não estavam conseguindo se colocar no mercado por falta de qualificação. Foi feita, então, uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB), que está realizando pesquisas para definir quais serão os cursos oferecidos.

Os cursos são gratuitos e poderão ser acessados de qualquer computador do Brasil por qualquer trabalhador no endereço http://escola.trabalho.gov.br

Não há pré-requisitos para cursá-los. Não existe escolaridade mínima exigida.

A qualificação será informada aos trabalhadores no momento em que eles forem encaminhar o Seguro-Desemprego, mas ficarão disponíveis no site para todas as pessoas que desejarem se qualificar, mesmo que estejam empregadas.  

Aplicativo da Carteira de Trabalho DigitaL

 O trabalhador brasileiro pode ter as informações de Qualificação Civil e de Contratos de Trabalho, que hoje constam na Carteira de Trabalho em um aplicativo móbile, desenvolvido a partir de uma parceria entre o Ministério do Trabalho e a Dataprev. A Carteira de Trabalho Digital pode ser baixada em qualquer smartphone com sistema operacional Android ou IOS e funciona como uma extensão do documento físico.

O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que tem o documento à mão sempre que precisem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais, as atuais e também as anteriores, estão no aplicativo.

Também é possível, por essa mesma ferramenta, solicitar a primeira e a segunda via da carteira de trabalho física.

A caderneta da Carteira de Trabalho física continuará existindo e sendo o documento oficial do trabalhador. Mais informações no site:  https://empregabrasil.mte.gov.br/553/ministerio-do-trabalho-lanca-o-aplicativo-da-carteira-de-trabalho-digital


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo